0

Ezra conta para a Rolling Stone o motivo dele caminhar até o Pólo Norte!

Posted on domingo, 7 de abril de 2013


A estrela de "As Vantagens de Ser Invisível" vai para o Pólo Norte com o Greenpeace para protestar contra a exploração de petróleo e gás na região.

Como verões mais quentes e quantidade gelo cada vez menor tornam o acesso ao Ártico mais fácil, os governos e as empresas estão lutando para o acesso aos direitos de petróleo, gás e transporte. Esse fato tem sido chamado de próxima corrida por terras (land rush).

                         

Ezra Miller, o ator de 20 anos de idade, mais conhecido por seus papéis em "Precisamos Falar Sobre o Kevin" e "As Vantagens de Ser Invisível", quer ajudar a parar esta crise, que está em desenvolvimento, antes que seja tarde demais. A partir desta semana, Miller esquiará até o Pólo Norte em um gelado protesto caminhada, acompanhado por uma equipe do Greenpeace e milhões de assinaturas de pessoas que se opõem ao desenvolvimento do Ártico.

"O Ártico é um exemplo do tipo de pensamento retrógrado que está acontecendo", Miller diz à Rolling Stone. "Perfuração em alto mar porque há um novo oceano derretido - a idiotice dessa determinada ideia é muito desconcertante." Leia o nosso Q & A completo com o ator e ativista.

Rolling Stone: Por que você decidiu a esquiar até o Pólo Norte?
Ezra Miller: Meu amigo Sol me convidou. Minha primeira resposta foi: "Não, isso soa horrível." Mas depois eu pensei sobre isso e disse: "Espere um segundo, na verdade, isso faz muito sentido para mim." Mesmo que seja um pouco assustador, eu acho que vale a pena. E isso me levou a entrar no projeto mais tarde do que os outros - o mais jovem. e de longe membro menos experiente da tripulação. Eu acabei de participar de um treinamento de estilo frenético Rocky-pela-natureza, tentando entrar em forma e ficar pronto para elemento de exigência física desta viagem.

RS: Por que essa ação específica? Qual o impacto você espera que ela terá?
EM: Noventa e sete por cento dos cientistas estão em consenso completo de que a mudança climática causada pelo homem é uma realidade que temos de enfrentar. Você pensaria que toda essa conscientização levaria os lideres mundiais e interesses corporativos iriam tomar medidas reparadoras para diminuir o extremo desta situação e tentar garantir a nossa sobrevivência, mas o contrário está acontecendo. O Ártico é um exemplo do tipo de pensamento retrógrado que está acontecendo. O Ártico está aquecendo mais rapidamente do que qualquer parte do planeta, e seu derretimento tem implicações maciças para o resto do mundo. Mas a resposta à este oceano recém-inaugurado não é, "Oh, isso é terrível, deveríamos estar trabalhando para corrigi-lo" - em vez disso, as companhias de petróleo e as nações que protegem seus interesses estão isolando partes do Ártico e começando a pensar em dividi-lo para perfurar por mais petróleo.

Perfuração em alto mar porque há um novo oceano derretido - a idiotice dessa determinada ideia é muito desconcertante. É tão, simbolicamente, fora de base, que uma ação simbólica na refutação contra esse ato foi necessária. Portanto, esta expedição - Equipe Aurora, que eu talvez tolamente me juntei - está indo para o Pólo Norte em esquis. Nós vamos estar puxando trenós de 65 quilos, em esquis que deslizam para trás toda vez que você dá um passo para a frente, por isso é como um círculo vicioso gelado. Estaremos transportando todo um equipamento para fazer um buraco no gelo, onde baixaremos uma petição - uma cápsula com três milhões de nomes - ao leito do mar e oferecendo a ideia de que esta área intocada do mundo deve tornar-se um santuário, como um primeiro passo em afirmar nosso propósito, como uma sociedade e como uma civilização, para proteger a nossa terra, começando com os lugares mais cruciais, como o Ártico.

RS: Entre seus companheiros de caminhada estão pessoas de "linha de frente comunidades" das alterações climáticas, incluindo as Ilhas Seychelles e as comunidades indígenas no norte do Canadá e da Suécia. O que você vê como sua contribuição?
EM: Realisticamente, eu acho que eu só vou estar tentando puxar o meu peso e não atrasar a viagem como o ator bobo a bordo. Mas o que eu gostaria de contribuir, é para ser um representante do povo, que podem pensar que serão os menos afetados - aqueles de nós que vivem aqui nos Estados Unidos, por exemplo - que se sentem como os problemas do mundo vai nos tocar por último ou não vai nos tocar.

Há uma grande dose de apatia, muito cinismo e pessimismo, e também apenas um pouco de ignorância feliz, que nós nos submetemos e conformamo-nos nos Estados Unidos. Especialmente na minha geração - há tanto a sensação de que ele não pode ser que um grande problema, como a de "oh não, é um problema extremamente grave, mas o que somos realmente capazes de  de fazer sobre isso?"

Essas são preocupações válidas, mas a realidade da situação, é que seria muito possível para a sociedade humana mudar o nosso rumo e garantir a nossa própria sobrevivência. O problema é que parece que há um número muito pequeno de pessoas incrivelmente ricas gostariam de manter a colheita e a queima de combustíveis fósseis até que não haja mais nada. É um ciclo que precisamos reverter se vamos ficar por aqui neste planeta - o que eu, por exemplo, acho que é um planeta muito divertido. Nós temos tido alguns bons momentos nele, e que seria bom continuar.

Eu estava aqui em Nova York durante o furacão Sandy. Eu vi como uma cidade que é muito bem-feita e sempre em seus pés, cair de joelhos. Fui aprendendo que as mudanças de temperatura e o derretimento de gelo no Ártico, foram parcialmente responsáveis por fazer uma supertempestade Sandy.

Embora entendamos como as Seychelles ou norte do Canadá serão afetados, é importante para todos nós para lembrar que não será apenas uma determinada região demográfica ou certas pessoas em um determinado local geográfico que serão afetados pela mudança climática. Vai afetar a todos nós, e aqueles que virão depois de nós.

Rolling Stone: Você estava envolvido na Ocupação de Wall Street por um tempo. Como é que esta viagem se enquadram no que você aprendeu com essa experiência?
EM: Eu fui muito interessado em ativismo minha vida inteira, desde que o movimento anti-globalização de quando eu era muito jovem. Tendo em vista os altos e baixos do ativismo tradicional, eu estou muito interessado em novas abordagens - particularmente as que envolvem contar novas histórias que despertam interesse em novas formas, que levam as pessoas a pensar sobre as situações em um novo contexto.

Há uma linha que será desenhada onde os interesses do público entram em conflito com os interesses do poder corporativo. Nós vimos as conseqüências de uma revolta populista que aconteceu em todo o mundo, com a repressão policial maciça, muita violência, muita gente se machucar, e sem muito progresso em termos de conversas iniciais entre aqueles que estão centralmente envolvido e aqueles que gostariam de colocar a sua voz e os seus sentimentos na conversa.

Ao assistir o sacrifício inacreditável feito por tantas pessoas que ocupavam Wall Street - que inicialmente era um movimento muito divertido, feliz e tornou-se em uma provação muito amarga e complexa no momento em que fracassou - você só consegue pensar se essa forma de protesto em massa nas ruas é o melhor caminho. Certamente não é o único caminho. Movimentos de massa serão sempre muito importantes, mas acho que a criatividade de movimentos de massa vai se tornar mais e mais proeminente, especialmente porque a resposta física da repressão policial torna-se mais intensa e imediata e total. Há uma maneira em que não podemos vencer apenas marchando. Eu não sei se podemos ganhar esquiando, mas é uma nova abordagem. Eu acho que os movimentos de massa, usando a criatividade, pode ser uma área em que ainda podemos ganhar.

Rolling Stone: Você vê uma conexão entre seu ativismo e seu trabalho como ator?
EM: Tudo se resume a contar histórias. Quando fazemos filmes ou música, ou qualquer tipo de arte, estamos contando histórias, a fim de iniciar conversas. Esta metáfora é muito usada, mas como seres humanos, estamos constantemente contando a nossa própria história, escrevendo sobre nós mesmos enquanto seguimos. O objetivo é reconhecer onde você está a partir de uma perspectiva histórica e agir de acordo, em vez de se sentir como uma parte insignificante de uma máquina incontrolável - você pode realmente afetar a história. Eu valorizo essas duas formas de contar histórias muito, e eles parecem interconectadas.

Rolling Stones: Que parte da caminhada você está nervoso?
EM: Frio. Frio! -45 graus, o ponto onde Celsius e Fahrenheit são os mesmos. É um frio de congelar as bolas. Acordar todas as manhãs com geada cobrindo seu rosto e seus cadarços e qualquer coisa que não estava no seu saco de dormir com você. Vai ser apenas um esforço físico para sobreviver em uma região inabitável. Quer dizer, eu fiz um pouco de caminhada, acampei um pouco, mas geralmente no verão! Eu não fiz nada neste estado. Esta é completamente fora da minha esfera de competência. Eu estou louco.

Estou nervoso com pequenas coisas, como ir ao banheiro. Perguntei a alguém como é que funciona e sua resposta foi: "Rápido. Tão rápido quanto você puder." E os ursos polares são muito assustador, aparentemente - eles te caçam por dias e, em seguida, eles arrancam a sua cabeça. Isso é o que um dos guias disse. Ele usou a palavra "arrancam".

Rolling Stone: Isso não parece algo com que você tenha que se preocupar muito.
EM: Certo! Em conclusão, nada. Eu não estou preocupado com nada. É uma pequena caminhada por um oceano congelado.

No Comments

Discussion

Leave a response